Exposição de
Tecnologia
no Dyla.
O dia 1 e 2 de março de 2023, foi o dia que escolhemos para apresentar a CodeFicar ao mundo e foi uma prazer colocar no Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá, a possibilidade de mostrar sistemas de tecnologia de perto para alunos da rede pública da Praça Seca, no Rio de Janeiro.
Com o objetivo de expor e influenciar a interação de ciências tecnológicas com as redes de mais vulnerabilidade social no nosso sistema de ensino, tivemos o prazer de concretizar esse contato de forma ainda maior que esperamos. Além de uma delícia de dia, foi um sucesso!
Tendo níveis de dificuldade e temática diferente entre os atos, dividimos em 3 horas de evento, as crianças mais novas das mais velhas conforme seus interesses, sendo as idades envolvidas de 9 as 12 anos e 15 aos 19 anos.
Com diferentes ambientes simulando um passo a passo da construção de um projeto pudemos ver crianças e adolescentes se desenvolvendo de inúmeras formas:
A montagem de um carro de controle remoto
Onde os alunos tinham a possibilidade de virar engenheiros mecânicos afim de colocar o carro pronto para o movimento.
A construção da logo de cada equipe
Onde desenharam e criaram em conjunto o nome e logo de cada equipe.
Montagem da pista
Aqui os alunos criaram uma pista com níveis de dificuldades onde o carro teria que passar.
Programação de robôs através do Raspeberry PI
Os alunos que aqui estiveram tiveram a possibilidade de programar seu primeiro robô, fazendo-os andar sozinhos com comandos programados anteriormente por eles.
Com o suporte do nosso parceiro EduSerc, empresa norte-americana, além das ferramentas disponibilizadas para que criássemos um ambientes com diferentes possibilidades, tivemos uma incrível interação com uma língua estrangeira. Visto que nossa parceira é uma empresa americana, trouxemos pessoas que tinham o inglês como língua materna e tivemos a oportunidade de ter uma troca super legal com esses alunos. Extrema troca, interesse e curiosidade da parte de ambos, além de uma troca social foi uma experiência diferente e atípica na vidas de todos os envolvidos.
A exposição também tinha o fim de captar alunos para o curso de ciências tecnológicas, que expõe carreiras e fundamentos de Engenharia em robótica e programação.
Nosso muito obrigada a todos que estiveram com a gente nesse dia potente:
Isabella Passos, Camile Woodruff, Inês Alves, Camila Matta, Paola Marinho, Josh Woodruff, Brian Smith, Yolandis Rogers, Chris Rogers, Gabriela Alves,Equipe Dyla da Sá (Avani, Renata, Maíra)
Instituições e pessoas presentes
+ 3 escolas públicas da rede municipal
+ 112 crianças atendidas
+ 13 colaboradores
Escolas envolvidas:
Escola Municipal Dom Armando Lombardi ( 5ª ano) : Simone e Vera - 2 de março • 11 anos
Escola Municipal Honduras ( 5ª ano) : Luciene - 1 de março • 11 anos
Escola Municipal Sobral Pinto ( 9ª ano) : Vera - 1 de março e 2 de março • 15 anos